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Apostila Manual tecnologia Java - A linguagem de programação Java


 









Apostila Manual tecnologia Java - A linguagem de programação Java

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Índice Apostila Manual tecnologia Java - A linguagem de programação Java


A Linguagem de Programação Java
Simples
Orientada a Objetos
Distribuida
Multithread
Dinamica
Arquitetura Neutra
Portavel
Alta Performance
Robusta
Segura
A Plataforma Java
A Java Virtual Machine (Maquina Virtual Java)
A Java Application Programming Interface (API)
O que a tecnologia Java pode fazer?
Ferramentas de Desenvolvimento
Application Programming Interface (API)
Tecnologias de Desenvolvimento
User Interface Toolkits
Integration Libraries
Como a Tecnologia Java pode ajudar você?
Iniciar rapidamente
Escreva menos códigos
Escreva códigos melhores
Desenvolva programas mais rapidamente
Evita dependências de plataformas
Escreva uma vez, rode em qualquer lugar
Distribuição facilitada de software
A Aplicação “Hello World!”
“Hello World!” para a IDE NetBeans
Um Checklist
O Java SE Development Kit 6 (JDK 6)
A IDE NetBeans
Criando sua primeira aplicação
Criar um projeto IDE
Adicionar código ao arquivo fonte gerado
Compilar o arquivo fonte em um arquivo
Rodar o programa
Criando um projeto IDE
Para criar um projeto IDE
Na IDE do NetBeans, escolha Arquivo | Novo Projeto
Na janela Novo Projeto, expanda a categoria Geral e selecione Aplicação Java
Na página de Nome e Localização, faça o seguinte
Clique Finalizar
Adicionando o JDK 6 para a Plataforma (se necessário)
Adicionando Código ao Arquivo Fonte Gerado
Compilando o Arquivo Fonte em um Arquivo .class
Rodando o Programa
Continuando o tutorial com a IDE NetBeans
“Hello World!” para Microsoft Windows
Um Checklist
O Java SE Development Kit 6 (JDK 6)
Um editor de textos
Criando sua Primeira Aplicação
Criar um arquivo fonte
Compilar o arquivo fonte em um arquivo
Rodar o programa
Criando um Arquivo Fonte
Compilando o Arquivo Fonte em um Arquivo
Executando o Programa
“Hello World!” para Solaris OS e Linux
Um Checklist
Criando sua Primeira Aplicação
Criando o Arquivo Fonte
Compilando o Arquivo Fonte em um Arquivo
Executando o Programa
Uma Análise da Aplicação “Hello World!”
Comentários de Arquivo Fonte
A Definição da Classe HelloWorldApp
O Método main
Problemas no Compilador
Mensagens de Erro Comuns no Sistema Microsoft Windows
Mensagens de Erros Comuns nos Sistemas UNIX
Erros de Sintaxe (Todas as Plataformas)
Erros de Semântica
Problemas de Runtime
Mensagens de Erro no Sistema Operacional Windows
Mensagens de Erro em Sistemas UNIX
O que é um objeto?
O que é uma classe?
O que é uma herança?
Programação orientada a objeto
O que é uma Interface?
O que é um pacote?
Variáveis
Variáveis de Instância (campos não-estáticos)
Variáveis da Classe (campos estáticos)
Variáveis Locais
Parâmetros
Nomeando Variávies
Nomes de variáveis são case-sensitive
Caracteres subseqüentes podem ser letras, dígitos, sinal de dólar, ou caracterer underscore
Se o nome que você escolher consiste de uma palavra, escreva a palavra toda em letras minúsculas
Tipos de Dados Primitivos
Valores Default de Variáveis
Literiais
Arrays
Declarando uma Variável para Acessar um Array
Criando, Inicializando, e Acessando um Array
Copiando Arrays
Operadores
Prioridade de Operadores
Operadores de Atribuição, Aritméticos e Unários
O Operador de Atribuição Simples
Os Operadores Aritméticos
Os Operadores Unários
Operadores de Igualdade, Relacionais e Condicionais
Os Operadores de Igualdade e Relacionais
Os Operadores Condicionais
O Operador de Comparação de Tipo instanceof
Operadores Bitwise e BitShift
Expressões, Declarações e Blocos
Expressões
Declarações
Declaracao de especificacao
Qualquer uso de ++ ou ¡V¡V
Invocacao de metodos
Expressao de criacao de objetos
Blocos
Declarações de Controle de Fluxo
As Declarações if-then
As Declarações if-then-else
A Declaração switch
As Declarações while e do-while
A Declaração for
Declarações de Desvio
A Declaração break
A Declaração continue
A Declaração return
Classes
Declarando Classes
Declarando Membros Variáveis
Membros variaveis em uma classe ¡V estas sao chamadas fields (campos)
Variaveis em um metodo ou bloco de codigo ¡V estas sao chamadas variaveis locais
Variaveis na declaracao do metodo ¡V estas sao chamadas parametros
Zero ou mais modificadores, como um public ou private
O tipo de campo
O nome do campo
Modificadores de Acesso
Definindo Métodos
Nomeando um Método
Métodos sobrecarregados (overloading methods)
Produzindo Construtores para suas Classes
Passando Informações para um Método um um Construtor
Tipos de Parâmetros
Número Arbitrário de Argumentos
Nomes de Parâmetros
Passando Argumentos de Tipos Primitivos de Dados
Passando Referência de Argumentos de Tipos de Dados
Objetos
Criando Objetos
Declarando uma Variável para Fazer Referência a um Objeto
Instanciando uma Classe
Inicializando um Objeto
Usando Objetos
Referenciando um Campo de Objeto
Chamando um Método de Objeto
O Garbage Collector (Coletor de Lixo de Memória)
Mais Sobre Classes
Retornando um valor de um Método
completa todas as declaracoes no metodo
atinge a declaracao return
lanca uma excecao (assunto coberto mais adiante)
Retornando uma Classe ou Interface
Usando a Palavra Reservada this
Usando this como um Campo
Usando this como um Construtor
Controlando o Acesso a Membros de uma Classe
Tipos na Escolha de um Nível de Acesso
Compreendendo Instância e Membros de Classe
Variáveis de Classe
Métodos de Classe
Constantes
A Classe Bicycle
Incializando Campos
Blocos de Inicialização Estáticos
Inicializando Membros da Instância
Classes Aninhadas
Porque Usar Classes Aninhadas?
Agrupamanto lógico de classes
Aumento do encapsulamento
Código mais legível e fácil de manter
Classes Aninhadas Estáticas
Classes Internas
Exemplo de Classe Aninhada
Classes Internas Locais e Anônimas
Modificadores
Tipos Numeráveis
Anotações
Documentação
Anotações Usadas pelo Compilador
@Override
@SuppressWarnings
Processando Anotações
Interfaces
Interfaces em Java
Interfaces como APIs
Interfaces e Múltiplas Heranças
Definindo uma Interface
O Corpo da Interface
Implementando uma Interface
Um Exemplo de Interface, Comentado
Implementando a Interface Relatable
Usando uma Interface como um Tipo
Reescrevendo Interfaces
Herança
Definições
A Hierarquia de Classes da Plataforma Java
Um Exemplo de Herança
O Que Você Pode Fazer em uma Subclasse
Membros Privados em uma Superclasse
Lançando Objetos
Passando Por Cima e Escondendo Métodos
Instância de Métodos
Métodos de Classe
Modificadores
Sumário
Escondendo Campos
Usando a Palavra Reservada super
Acessando Membros da Superclasse
Construtores da Subclasse
Object como uma Superclasse
O Método clone()
O Método equals()
O Método finalize()
O Método getClass()
O Método hashCode()
O Método toString()
Escrevendo Métodos e Classes Finais
Classes e Métodos Abstratos
Classes Abstratas versus Intefaces
Um Exemplo de Classe Abstrata
Quando uma Classe Abstrata Implementa uma Interface
Membros da Classe
A Classe Números
Métodos Implementados por todas as Subclasses de Number
Método Descrição
Métodos de Conversão, Classe Integer
Método Descrição
Formatando Saídas Numéricas
Os Métodos printf() e println()
Um Exemplo
Conversores e Marcadores (flags) em TestFormat.java
Conversor Marcador (flag) Explicação
A Classe DecimalFormat
Saída de DecimalFormat.java
Valor Padrão Saída Explicação
Além da Aritmética Básica
Constantes e Métodos Básicos
Métodos Exponenciais e Logarítmicos
Método Descrição
Métodos Trigonométricos
Método Descrição
Números Randômicos
Caracteres
Métodos Úteis na Classe Character
Método Descrição
Seqüências de Fuga (Escape Sequences)
Seqüência de Fuga Descrição
Strings
Criando Strings
String Length (Extensão da String)
Concatenando Strings
Criando Strings Formatadas
Conversão Entre Números e Strings
Convertendo Strings em Números
Convertendo Números em Strings
Manipulando Caracteres em uma String
Pegando Caracteres e Substrings pelo Índice
Os Métodos substring na classe String
Método Descrição
Outros Métodos para Manipular Strings
Outros Métodos na Classe String para Manipulação de Strings
Método Descrição
Procurando por Caracteres e Substrings em uma String
Os Métodos de Busca na Classe String
Método Descrição
Substituindo Caracteres e Substrings em uma String
Métodos para a Manipulação de Strings na Classe String
Método Descrição
Um Exemplo
Comparando Strings e Porções de Strings
Métodos para Comparação de Strings
Método Descrição
A Classe StringBuilder
Tamanho e Capacidade
Construtores StringBuilder
Construtor Descrição
Métodos de Tamanho e Capacidade
Método Descrição
Operações StringBuilder
Diversos Métodos StringBuilder
Método Descrição
Um Exemplo de StringBuilder

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