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Apostila Manual programação orientada a objetos em Java


 









Apostila Manual programação orientada a objetos em Java

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Índice Apostila Manual programação orientada a objetos em Java


Assuntos abordados neste modulo
Conceitos de programação orientada a objetos existentes na sintaxe da linguagem Java
Artefatos
Características OO em Java
Sintaxe Java para construção de estruturas de dados
Tipos de dados primitivos
Componentes de uma classe
Construção de aplicações simples em Java
Como construir uma classe Java (um tipo de dados) contendo métodos, atributos e construtores
Como construir e usar objetos
Este módulo é longo e aborda muitos assuntos que serão tratados novamente em módulos posteriores
Por que OO é importante?
Java é uma linguagem orientada a objetos
Para desenvolver aplicações e componentes de qualidade
É possível escrever programas em Java sem saber usar os recursos da OO
O que é Orientação a objetos
Paradigma do momento na engenharia de software
A análise orientada a objetos
O design orientado a objetos
Abstração de casos de uso em (1) análise OO e (2) análise procedural
Bibliotecário
Usuário
Sistema de Biblioteca
O que é um objeto?
Objetos são conceitos que têm
Características de Smalltalk, resumidas por Allan Kay
Ou seja
Em uma linguagem OO pura
Um objeto é composto de objetos, portanto
Analogia: abstração de um telefone celular
Objetos
Em uma linguagem orientada a objetos pura
Em Java, objetos são armazenados na memória de heap
Valores unidimensionais não são objetos em Java
Variáveis são usadas em linguagens em geral para armazenar valores
Em Java, variáveis podem armazenar endereços de memória do heap ou valores atômicos de tamanho fixo
Valores são passados para variáveis através de operações de atribuição
Variáveis, valores e referências
Literais e tipos
Tipos representam um valor, uma coleção de valores ou coleção de outros tipos
Tipos básicos, ou primitivos
Tipos complexos
Literais: são valores representáveis literalmente
Tipos primitivos e complexos
Exemplos de tipos primitivos (atômicos)
Exemplos de tipos complexos
Em Java, tipos complexos são armazenados como
Tipos primitivos em Java
Exemplos de tipos primitivos e literais
Literais de caracter
Literais inteiros
Literais de ponto-flutuante
Literais booleanos
Literais de string (não é tipo primitivo - s é uma referência)
Literais de vetor (não é tipo primitivo - v é uma referência)
O que é uma classe?
Classes são uma especificação para objetos
Uma classe representa um tipo de dados complexo
Classes descrevem
Ou seja...
Classes não são os objetos que representam
Classes definem lógica estática
Classes não existem no contexto da execução
Resumo
Objetos
Tipos representam valores
Literais
Variáveis
Classes
Membros: atributos e métodos
Uma classe define uma estrutura de dados não-ordenada
Os componentes de uma classe são seus membros
Uma classe pode conter três tipos de componentes
Membros estáticos ou de classe
Membros de instância
Procedimentos de inicialização
Exemplo
Atributos de instância
Procedimento de inicialização de objetos (Construtor)
Método de instância
Atributos estáticos
Procedimento de inicialização estático
Boas práticas ao escrever classes
Use, e abuse, dos espaços
A ordem dos membros não é importante
Construtores
Construtores são procedimentos realizados na construção de objetos
Para cada objeto
Exemplo
Objetos possuem uma interface
Através da interface* é possível utilizá-lo
O tipo (Classe) de um objeto determina sua interface
Em Java
E uma implementação (oculta)
Implementação não interessa à quem usa objetos
Papel do usuário de classes
Papel do desenvolvedor de classes
Resumo
Os componentes de uma classe, em Java
Construtores são usados apenas para construir objetos
Separação de interface e implementação
Reuso de implementação
Separação interface-implementação
Uma vez criada uma classe
Formas de uso e reuso
Agregação, composição e associação
Composição
Agregação
Associação
Herança (reuso de interface)
Um carro é um veículo
Fuscas e Porsches são carros (e também veículos)
Extensão e sobreposição
Extensão
Sobreposição
Polimorfismo
Uso de um objeto no lugar de outro
Encapsulamento
Simplifica o objeto expondo apenas a sua interface essencial
Código dentro de métodos é naturalmente encapsulado
Métodos que não devem ser usados externamente e atributos podem ter seu nível de acesso controlado em Java, através de modificadores
Resumo de características OO
Abstração de conceitos
Herança: "é um"
Associação "tem um"
Encapsulamento
Polimorfismo
Exercício
Crie, e compile as seguintes classes
Crie as seguintes classes
Menor classe utilizável em Java
Uma classe contém a representação de um objeto
Uma classe Java também pode conter
O programa abaixo é a menor unidade compilável em Java
Símbolos essenciais
Separadores
Identificadores
Palavras reservadas
Para que serve uma classe
Uma classe pode ser usada para
Uma unidade de compilação
O que pode conter uma classe
Um bloco ‘class’ pode conter (entre as chaves {...}), em qualquer ordem
Esses elementos só podem ocorrer dentro do bloco
Métodos
Sintaxe de definição de métodos
Sintaxe básica
Chave
Exemplos
Atributos de dados
Contém dados
Devem ser declaradas com tipo
Podem ser pré-inicializadas (ou não)
Podem conter modificadores
Sintaxe de declaração de atributos
Sintaxe básica
Chave
Exemplo
Construtores
Têm sempre o mesmo nome que a classe
Contém procedimentos entre chaves, como os métodos
São chamados apenas uma vez: na criação do objeto
Pode haver vários em uma mesma classe
Nunca declaram tipo de retorno
Sintaxe de construtores
Construtores são procedimentos especiais usados para construir novos objetos a partir de uma classe
Parecem métodos mas
Sintaxe
Exemplo
Exemplo de classe com um atributo de dados (variável), um construtor e dois métodos
Exemplo: um círculo
Usando círculos
Use dentro de um método ou construtor (blocos de procedimentos)
Herança
Exercício
Escreva uma classe Ponto
Escreva uma classe Circulo, que contenha
Crie um segundo construtor para Circulo que aceite
Vetores
Vetores são coleções de objetos ou tipos primitivos
Cada elemento do vetor é inicializado a um valor default, dependendo do tipo de dados
Elementos podem ser recuperados a partir da posição 0
Vetores
De tipos primitivos
De objetos (Point é uma classe, com membros x e y, inteiros)
Inicialização de vetores
Vetores podem ser inicializados no momento em que são criados
Sintaxe
Essa inicialização não pode ser usada em outras situações (depois que o vetor já existe), exceto usando new, da forma
A propriedade length
length
Uma vez criados, vetores não podem ser redimensionados
Vetores multidimensionais
Vetores multidimensionais em Java são vetores de vetores
Exercícios
Crie uma classe TestaCirculos
Escopo de variáveis
Atributos de dados
Variáveis locais
Exemplo
Membros de instância vs. componentes estáticos (de classe)
Componentes estáticos
Membros de instância
Escopo
Exemplos
Membros de instância só existem se houver um objeto
Variáveis locais vs. variáveis de instância
Variáveis de instância
Variáveis locais
Comentários
Há duas formas de incluir comentários em um arquivo Java
Antes de métodos, construtores, campos de dados e classes, o comentário de bloco iniciado com /** pode ser usado para gerar HTML em documentação
Geração de documentação
Para gerar documentação de um arquivo ou de uma coleção de arquivos .java use o javadoc
O programa criará uma coleção de arquivos HTML, interligados, entre eles estarão
Consulte a documentação para maiores informações sobre a ferramenta javadoc
Convenções de código
Toda a documentação Java usa uma convenção para nomes de classes, métodos e variáveis
Classes, construtores e interfaces
Métodos e variáveis
Constantes
Exercícios
Classe Conta e TestaConta
Curso J100: Java 2 Standard Edition

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