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Apostila Manual Macromedia Flash 4


 









Apostila Manual Macromedia Flash 4

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Índice Apostila Manual Macromedia Flash 4


LIÇÃO 1: INTRODUÇÃO AO FLASH E SUAS FERRAMENTAS DE DESENHO
OBJETIVOS
A ÁREA DE TRABALHO DO FLASH 4
QUADROS
PALCO
CAMADAS
LINHA DE TEMPO
BARRA DE FERRAMENTAS PADRÃO
BARRA DE FERRAMENTAS DE DESENHO
BARRA DE STATUS
EXERCÍCIOS
APRENDENDO A DESENHAR NO FLASH 4
Para aumentar seu desenho
Para redefinir a forma de seu desenho
Para criar um mastro com a ferramenta Retângulo
Para criar uma vela para seu barco
O BÁSICO DE CORES
Para preencher o casco com cor
MOVENDO UM OBJETO PREENCHIDO
Para mover um objeto preenchido
MELHORANDO O DESENHO
Para personalizar o casco
Para drenar a cor
Para aplicar um preenchimento gradiente
Para selecionar as cores para um gradiente usando o espaço de cor
Para selecionar as cores para um gradiente especificando uma cor nas caixas de texto RGB
Para aplicar seu gradiente
Para alterar a cor da linha utilizando o Tinteiro
Para desenhar uma escotilha “vazia”
Para desenhar uma escotilha com uma janela transparente
AGRUPANDO OBJETOS
Para agrupar objetos
UTILIZANDO A FERRAMENTA TEXTO
Para usar a ferramenta Texto
TAREFA DA SEÇÃO
LIÇÃO 2: CAMADAS, ARTE IMPORTADA, SÍMBOLOS E
OCORRÊNCIAS
OBJETIVOS
EXERCÍCIOS
CAMADAS
Para denominar uma camada
Para criar uma nova camada
Para desenhar e preencher o oceano
Para preencher e formar o oceano
USANDO CAMADAS
Para colar de uma camada para outra
IMPORTANDO UM CONJUNTO DE CORES
Para importar um conjunto de cores
USANDO ARTE CRIADA COM OUTRO SOFTWARE
IMPORTANDO TRABALHO ILUSTRADO
Para importar uma imagem no formato JPEG
RASTREANDO BITMAPS
Para rastrear um bitmap
Para editar um bitmap importado
IMPORTANDO ARQUIVOS FLASH PLAYER
Para importar um gráfico no formato Flash Player
SÍMBOLOS E OCORRÊNCIAS
Para converter seu trabalho ilustrativo em um símbolo
A BIBLIOTECA
Para olhar dentro de sua biblioteca
ORGANIZANDO SUA BIBLIOTECA
Para ordenar itens de biblioteca
Para examinar e organizar sua biblioteca
USANDO IMAGENS, SÍMBOLOS OU SONS
DE OUTROS ARQUIVOS FLASH
Para abrir como biblioteca
EDITANDO SÍMBOLOS
Para editar um símbolo
MODIFICANDO OCORRÊNCIAS
Para modificar uma ocorrência
TAREFA DA SEÇÃO
LIÇÃO 3: ANIMAÇÃO
OBJETIVOS
ANIMAÇÃO
QUADROS-CHAVE
A LINHA DE TEMPO
SÍMBOLOS E OCORRÊNCIAS
INTERPOSIÇÃO DE MOVIMENTO
EXERCÍCIOS
Para animar o barco a vela
REPRODUZINDO SEU FILME
Para reproduzir o filme
CRIANDO UMA GUIA DE MOVIMENTO
Para criar uma guia de movimento
CRIANDO UMA INTERPOSIÇÃO DE FORMA
Para criar uma Interposição de forma
TAREFA DA SEÇÃO
LIÇÃO 4: CENAS, AÇÕES E BOTÕES
OBJETIVOS
EXERCÍCIOS
CENAS
Para usar cenas para organizar um filme
Para limpar Cena
Para renomear cenas e alterar sua ordem
AÇÕES
Para anexar uma ação a um quadro
BOTÕES
Para fazer um botão
CRIANDO UM BOTÃO ANIMADO
Para criar um botão animado
ADICIONANDO UMA AÇÃO DE BOTÃO
Para adicionar uma ação de botão
TAREFA DA SEÇÃO
LIÇÃO 5: SOM
OBJETIVOS
EXERCÍCIOS
ADICIONANDO SOM AO SEU FILME
Para adicionar som a um evento
Para adicionar um som fluido
TRABALHANDO COM LINHAS DE ENVELOPE
Para controlar as transições do seu som
TAREFA DA SEÇÃO
LIÇÃO 6: PUBLICAR
OBJETIVOS
EXERCÍCIOS
PUBLICANDO ARQUIVOS PARA SEU WEB SITE
TAREFA DA SEÇÃO

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