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Apostila Manual Macromedia Flash 8 - Aprendendo ActionScript 2.0


 









Apostila Manual Macromedia Flash 8 - Aprendendo ActionScript 2.0

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Índice Apostila Manual Macromedia Flash 8 - Aprendendo ActionScript 2.0


Introdução
Público-alvo
Requisitos de sistema
Atualizando arquivos XML para Flash
Sobre a documentação
Recursos adicionais
Capítulo 1: Novidades do ActionScript no Flash 8
Novidades do ActionScript 2.0 e do Flash 8
Alterações no modelo de segurança para arquivos SWF instalados localmente
Capítulo 2: Escrevendo e editando o ActionScript 2.0
Sobre o ActionScript e eventos
Organizando o código ActionScript
Usando o painel Actions e a janela Script
Sobre o painel Actions
Sobre a janela Script
Sobre a codificação no painel Actions e na janela Script
Sobre recursos do painel Actions
Sobre comportamentos
Sobre as configurações de publicação do ActionScript
Capítulo 3: Sobre o ActionScript
O que é ActionScript
Sobre a opção entre o ActionScript 1.0 e o ActionScript 2.0
Noções básicas do ActionScript e do Flash Player
Introdução
Público-alvo
Requisitos de sistema
Atualizando arquivos XML para Flash
Sobre a documentação
Recursos adicionais
Capítulo 1: Novidades do ActionScript no Flash 8
Novidades do ActionScript 2.0 e do Flash 8
Alterações no modelo de segurança para arquivos SWF instalados localmente

Capítulo 2: Escrevendo e editando o ActionScript 2.0
Sobre o ActionScript e eventos
Organizando o código ActionScript
Usando o painel Actions e a janela Script
Sobre o painel Actions
Sobre a janela Script
Sobre a codificação no painel Actions e na janela Script
Sobre recursos do painel Actions
Sobre comportamentos
Sobre as configurações de publicação do ActionScript
Capítulo 3: Sobre o ActionScript
O que é ActionScript
Sobre a opção entre o ActionScript 1.0 e o ActionScript 2.0
Noções básicas do ActionScript e do Flash Player
Capítulo 9: Interfaces
Sobre interfaces
Criando interfaces como tipos de dados
Noções básicas sobre herança e interfaces
Exemplo: Usando interfaces
Exemplo: Criando uma interface complexa
Capítulo 10: Manipulando eventos
Usando métodos manipuladores de eventos
Usando ouvintes de eventos
Usando ouvintes de eventos com componentes
Usando manipuladores de eventos de botão e de clipe de filme
Transmitindo eventos de instâncias de componentes
Criando clipes de filme com estados de botão
Escopo do manipulador de eventos
Escopo da palavra-chave this
Usando a classe Delegate
Capítulo 11: Trabalhando com clipes de filme
Sobre o controle de clipes de filme com o ActionScript
Chamando vários métodos em um único clipe de filme
Carregando e descarregando arquivos SWF
Alterando a posição e a aparência de um clipe de filme
Arrastando clipes de filme
Criando clipes de filme durante a execução
Adicionando parâmetros aos clipes de filme criados dinamicamente
Gerenciando profundidades do clipe de filme
Sobre o armazenamento em cache e a rolagem de clipes de filme com o ActionScript
Usando clipes de filme como máscaras
Manipulando eventos de clipes de filme
Atribuindo uma classe a um símbolo de clipe de filme
Inicializando as propriedades de classe
Capítulo 12: Trabalhando com texto e seqüências de caracteres
Sobre campos de texto
Sobre o carregamento de texto e variáveis em campos de texto
Usando fontes
Sobre a renderização de fontes e texto sem serrilhado
Sobre o layout e a formatação de texto
Formatando texto com estilos CSS
Usando texto em formato HTML
Exemplo: Criando texto de rolagem
Sobre seqüências de caracteres e a classe String
Capítulo 13: Animação, filtros e desenhos
Scripts de animação com o ActionScript 2.0
Sobre cache de bitmap, rolagem e desempenho
Sobre as classes Tween e TransitionManager
Usando efeitos de filtro
Trabalhando com filtros usando ActionScript
Manipulando efeitos de filtro com código
Criando bitmaps com a classe BitmapData
Modos de mistura
Sobre a ordem de operação
Desenhando com o ActionScript
Noções básicas sobre dimensionamento e guias de trecho
Capítulo 14: Criando interação com o ActionScript
Sobre eventos e interação
Controlando a reprodução de arquivos SWF
Criando interatividade e efeitos visuais
Criando vinculações de dados durante a execução com o ActionScript
Desconstruindo um script de exemplo
Capítulo 15: Trabalhando com imagens, som e vídeo
Sobre o carregamento e o trabalho com mídia externa
Carregando arquivos SWF e de imagem externos
Sobre o carregamento e o uso de arquivos MP3 externos
Atribuindo vinculação a recursos da biblioteca
Sobre o uso de vídeo FLV
Sobre a criação de animações do progresso para arquivos de mídia
Capítulo 16: Trabalhando com dados externos
Enviando e carregando variáveis
Usando HTTP para conectar a scripts do servidor
Sobre upload e download de arquivos
Sobre XML
Enviando mensagens para o Flash Player e a partir deste
Sobre a API External
Capítulo 17: Noções básicas de segurança
Sobre compatibilidade com os modelos de segurança anteriores do Flash Player
Sobre segurança do arquivo local e o Flash Player
Sobre domínios, segurança entre domínios e arquivos SWF
Arquivos de diretivas de servidor para autorizar o acesso a dados
Acesso de protocolo HTTP para HTTPS entre arquivos SWF
Capítulo 18: Depurando aplicativos
Depurando scripts
Usando o painel Output
Capítulo 19: Melhores práticas e convenções de codificação para ActionScript 2.0
Convenções de atribuição de nome
Usando de comentários no código
Convenções de codificação do ActionScript
Otimização do ActionScript e do Flash Player
Formatando a sintaxe do ActionScript
Apêndice A: Mensagens de erro
Apêndice B: Operadores Flash 4 obsoletos
Apêndice C: Teclas do teclado e valores de códigos
de teclas
Apêndice D: Criando scripts para versões anteriores do Flash Player
Sobre a especificação de versões anteriores do Flash Player
Usando o Flash 8 para criar conteúdo para o Flash Player 4
Apêndice E: Programação orientada a objeto com o ActionScript 1.0
Sobre o ActionScript 1.0
Criando um objeto personalizado no ActionScript 1.0
Atribuindo métodos a um objeto personalizado no ActionScript 1.0
Definindo métodos manipuladores de eventos no ActionScript 1.0
Criando herança no ActionScript 1.0
Adicionando propriedades getter/setter a objetos no ActionScript 1.0
Usando as propriedades do objeto Function no ActionScript 1.0
Apêndice F: Terminologia
Índice

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